segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Higiene de vida em tempo de crise


A célebre expressão "Menos é mais" nunca fez tanto sentido como nos tempos actuais. Vale a pena reflectir sobre ela e pô-la em prática no nosso dia-a-dia. Se o fizermos a nossa vida fica mais leve, mais fluída, mais rica, mais interessante e menos stressante.

CASA
Esvazie a sua casa de ninharias que não usa e que não lhe servem para nada. Dê, venda, deite no lixo, liberte-se!
Se tiver demasiados móveis desfaça-se de alguns para criar novos espaços de circulação. Uma casa o mais minimalista possível é mais fácil de manter, de arrumar e de limpar e dá-lhe uma sensação de leveza. Além disso, esteticamente é mais agradável à vista do que um caos de objectos por todo o lado.

CORPO
Delicie-se com o banho diário e mime o seu corpo com bons produtos para o banho e bons cremes hidratantes. As marcas Nivea e Dove são das que melhor respeitam a sua pele.
Mexa-se. Se não pode ou não gosta de ir ao ginásio, faça caminhadas ao fim do dia e/ou ao fim-de-semana.
Andar é um exercício fantástico para todo o corpo.
Simplifique o guarda roupa. Doe tudo o que já não usa ou não lhe serve, para instituições de solidariedade e mantenha um bom conjunto de peças conjugáveis com várias outras, para simplificar a escolha dos conjuntos todas as manhãs.
Simplifique a sua alimentação e coma poucas quantidades. Uma alimentação rica em frutas, vegetais e cereais, conjugada ocasionalmente (uma a duas vezes por semana) com carnes e peixes magros e alguns lacticínios é quanto basta. Evite as carnes vermelhas e nada de pratos muito elaborados, exessivamente condimentados ou processados.
Estudos indicam que menos comida é sinónimo de mais saúde e maior longevidade.
Uma vez por ano faça um período de 3 a 7 dias de jejum à base de líquidos e frutas frescas para limpar e desintoxicar o seu organismo.

MENTE
Já diziam os Gregos: "Mente sã em corpo são". Limpe a sua mente de ideias confusas, distorcidas ou negativas. Faça meditação, de preferência 15 a 20 minutos por dia.
Alimente e cultive a sua mente com bons livros. Leia sobre a vida de grandes figuras da história que admira, leia boa poesia, leia a revista GINGKO, leia os seus filósofos de eleição. Invista no seu desenvolvimento pessoal. Pergunte-se de onde veio, para onde vai, o que faz aqui, qual o seu propósito, qual o melhor caminho para si e parta em busca das respostas. Essa é uma busca sem fim que o leva numa viagem fascinante, em direcção ao seu centro, à sua essência e a um profundo auto-conhecimento.

ESPIRITO
A componente espiritual das nossa vidas não deve ser descurada pois é de fundamental importância para uma vida equilibrada e saudável. Não tem que pertencer a uma religião ou a um grupo de culto, basta-lhe dar voz e expressão à sua alma e alimentá-la, fazendo-a crescer dentro de si.
Leia bons livros sobre espiritualidade. Pode começar por ler a trilogia "Conversas com Deus" da editora Sinais de Fogo mas não fique por aí.
Encontre a sua ligação pessoal com o Divino e desenvolva-a. Você é um ser espiritual a viver uma experiência humana e não o contrário.

EMOÇÕES 
Livre-se das emoções tóxicas como o medo, a raiva ou o ódio. Cultive o amor por si próprio (quem não se ama a si mesmo não tem como amar os outros). Cultive e expanda as emoções positivas de amor, gratidão e compaixão. 

RELACIONAMENTOS
Se alguns relacionamentos já não reflectem quem você é, descarte-os. Não tem que ficar prisioneiro de relacionamentos sem futuro, estagnados ou limitativos. Não se esqueça do ditado "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és". Quanto aos outros, os que ainda lhe são queridos e importantes, invista neles.  Expresse o seu amor por eles sempre que possível e nutra essa relação.
Se vive sozinho invista no relacionamento consigo próprio e seja a sua primeira prioridade. Desfrute da companhia que faz a si mesmo e invista no auto-conhecimento. Enriqueça a sua vida de dentro para fora, nunca o contrário. 

FINANÇAS
Em tempo de crise importa saber poupar. Faça uma conta poupança e todos os meses coloque de parte algum dinheiro do seu salário. Mesmo que seja pouco vale sempre a pena. Não contraia empréstimos desnecessários ou acima das suas possibilidades. Use apenas um cartão de crédito. Evite comer fora de casa e reduza as saídas. Arranje programas de fim-de-semana em casa ou em contacto com a natureza evitando assim os grandes espaços comerciais. Nunca vá às compras quando tem fome. Faça uma lista de compras e siga-a à risca. Não se deixe tentar por saldos e promoções. Compre apenas o que lhe faz falta naquele momento.

FELICIDADE
A verdadeira felicidade vem de dentro. Ela existe dentro de cada um de nós como se fosse uma sementinha enterrada na terra. O segredo é alimentar essa semente e fazê-la crescer e dar frutos. Tudo o que vem de fora dá-nos apenas uma sensação efémera de felicidade. A que vem de dentro é a única felicidade duradoura.
Por isso não acredite que o ultimo modelo daquele telemóvel ou o carro topo de gama, ou o plasma, ou a casa na praia lhe vão trazer felicidade. Isso é uma ilusão criada pela nossa sociedade de consumo. Invista em si não em "coisas".

Não se esqueça "Menos é mais"!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Revista Gingko


Para quem não conhece, a revista Gingko é uma revista recente em Portugal, que vale a pena conhecer e ler do principio ao fim. Uma revista que se afirma pelo seu carácter optimista, conteúdos actuais e criteriosamente seleccionados e um grafismo irrepreensivel. Todos os meses surge nas bancas um novo número desta revista, repleto de histórias e reportagens inspiradoras. Eu, nunca perco!   

Para mais informações aqui fica o link para o site oficial e claro, a descrição deste "Projecto" para aguçar o apetite aos leitores mais desprevenidos:

"Aqui ficam os nossos compromissos


Ser "a" revista do equilíbrio e da sustentabilidade - pessoal, profissional e ambiental.


Fazer uma guerra mensal contra a multidão publicitária do terror, do pessimismo, do derrotismo. Contar histórias positivas e inspiradoras.


Ter uma enorme disponibilidade para o novo e ser uma revista obcecadamente curiosa. Ter uma curiosidade infatigável. Por tudo.


Sair da redacção. Boas histórias não vêm até nós - e não moram no fim do corredor do escritório.


Construir uma equipa - de jornalistas, fotógrafos, designers, ilustradores e comerciais - que faça uma busca incansável por histórias inéditas, nunca antes contadas.


Ter um design cuidado e preocupação extrema com a fotografia. Se não formos esteticamente estimulantes e funcionalmente eficientes, desapareceremos na multidão.


Buscar incansavelmente o rigor jornalístico. Objectivo: não falhar no teste da confiabilidade. As histórias têm de ser verdadeiras, os especialistas têm de ser mesmo especialistas... Temos consciência de que, hoje, a confiabilidade é um bilhete de entrada para o respeito, antes do início sequer da competição.


Grande cuidado com a escrita. Acreditamos que a escrita serve para se deixar um traço. Escreve-se por pensar que esse traço pode despertar no outro qualquer emoção, qualquer perplexidade, qualquer ensinamento. Queremos que os leitores se sintam abraçados.


Aceitar responsabilidades. A maior de todas: tornar o mundo um lugar melhor para todos, criando auto-estima, equilíbrio, prosperidade e capacidade de fazer escolhas. Qualidade é um parâmetro pelo qual se excede as expectativas. Qualidade diz respeito a padrões. É simples: queremos definir altos padrões e depois excedê-los.


Transformar o controlo de qualidade num objecto de desejo. Para nós, nada nunca está perfeito."



                    Se ficaram curiosos corram até o quiosque mais próximo e comprem já o último número que acaba de sair.