sexta-feira, 26 de abril de 2013

A Era do Materialismo - Kali Yuga


De acordo com a cosmologia hindu, expressa nos Vedas, o Universo evolui em ciclos de manifestação (actividade do cosmos) e de não-manifestação (inactividade do cosmos ou regresso a Brahma.).

Aquilo que os hindus consideram "Um dia de Brahma" (usualmente designado por Manvantara ou Kalpa) tem a duração de 4,320,000,000 anos solares.

Cada Kalpa consiste em 1000 maha-yugas


Um maha-yuga é constituído por quatro yugas ou "Eras Mundiais". Os quatro yugas são:

Krita (ou Satya) Yuga-1,728,000 anos - Era de Ouro-----Era da Espiritualidade
Treta Yuga  -----------1,296,000 anos - Era de Prata-----Era da Energia
Dvapara Yuga------------864,000 anos - Era de Bronze---Era do plano Mental 
Kali Yuga --------------- 432,000 anos - Era de Ferro------Era do Materialismo

Calcula-se que estaremos actualmente na recta final de uma Kali Yuga.

No "Mahabharata", uma epopeia e uma das obras fundamentais do hinduísmo (da qual faz parte o "Bhagavad Gita") são identificados os seguintes atributos de uma Kali Yuga:
  • Os governantes tornar-se-hão insensatos: cobrarão impostos de forma injusta.
  • Os governantes não irão ver como sendo seu, o papel de promover a espiritualidade ou de proteger os seus súbditos: tornam-se um perigo para o mundo.
  • As pessoas  irão migrar na direcção de países onde o trigo e a cevada são a base da alimentação.
  • No final da Kali Yuga, quando ninguém falar de Deus, nem mesmo na casa dos chamados Santos ou dos homens mais respeitáveis da sociedade; e quando já não se conhecerem as técnicas do sacrifício nem mesmo em palavras; nessa altura o Senhor aparecerá como o supremo punidor.
No que diz respeito às relações humanas o "Mahabharata" diz o seguinte:
  • A avareza e a ira serão comuns. Os seres humanos mostrarão abertamente animosidade uns para com os outros. Haverá ignorância do dharma.
  • As pessoas vão ter pensamentos de homicídio sem justificação alguma e não vão ver nada de errado nisso.
  • A luxuria será vista como socialmente aceitável e as relações sexuais como o requisito fundamental da vida.
  • O pecado irá aumentar exponencialmente, enquanto que a virtude vai desaparecer e deixar de florescer.
  • As pessoas vão fazer votos e quebrá-las logo em seguida.
  • As pessoas vão se tornar viciadas em bebidas alcoólicas e drogas.
  • Os gurus não serão respeitados e os seus alunos vão tentar prejudicá-los. Os seus ensinamentos serão insultados e os seguidores do kama (desejo sexual) tomarão controle da mente de todo o ser humano. O máximo tempo de vida de um ser humano nesse período será de 90-100 anos.
  • Brahmanes não serão aprendidos ou honrados, Kshatriyas não serão bravos, Vaishyas não serão justos nas suas relações.
Por aqui podemos ver, que nos encontramos numa verdadeira "Idade das Trevas". A Era mais densa, mais materialista de todas as quatro eras da cosmologia hindu, a Kali Yuga.

Tudo o que estamos a ver actualmente no mundo. Seja a corrupção, a violência, a injustiça, a miséria, a guerra, o consumismo; uma economia baseada no lucro de apenas alguns e que escraviza o resto da população; uma politica que não serve os cidadãos... tudo isso é kali yuga na sua expressão máxima.

Mas "tudo o que atinge o seu limite, vira no sentido oposto". Por isso o que virá a seguir é a  Krita Yuga,  a Era de Ouro ou Era da Espiritualidade.

No "Mahabharata" uma Krita Yuga é descrita da seguinte forma:

"(....)não existiam pobres nem ricos; não havia necessidade de trabalhar porque tudo o que os homens precisavam era obtido pelo poder da vontade; a principal virtude era o desapego de todos os desejos mundanos. Na Krita Yuga não havia doença; não havia enfraquecimento com os anos; não havia ódio, nem vaidade ou maus pensamentos; sem mágoas, sem medo. Toda a humanidade podia alcançar a beatitude suprema."

É preciso entender que estamos numa fase de transição entre eras. Precisamos manter a esperança e não nos esquecermos de que, "fica sempre mais escuro antes de amanhecer".

Nota: Textos do Mahabarata traduzidos livremente a partir do inglês

Nenhum comentário: