quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O Lado bom da crise



É verdade que esta está a ser uma crise penosa para muitos de nós e que, como qualquer crise, traz desconforto, perda de confiança e por vezes desespero, mas também é verdade que uma crise sempre encerra oportunidades. É delas que pretendo falar neste post.

Foi graças à crise que muitos corruptos caíram e que muita corrupção veio ao de cima, foi graças à crise que o mundo se começou a virar para a sustentabilidade a vários níveis nomeadamente a nível ambiental e social.

A crise surge como um momento de reflexão que nos obriga a re-equacionar posições e a re-avaliar decisões de fundo. A escalada da crise fez-se sentir nos mais diversos sectores, do preço dos combustíveis à escassez de matérias-primas e à falência das empresas e das famílias. Mas esta é também uma crise de valores.

Em última instância a crise fez-nos questionar um modelo de sociedade que já deu o que tinha a dar. Todos os sectores mencionados foram afectados porque tudo está conectado nesta era de globalização, logo, não basta acorrer a um sector específico para solucionar a crise, há que repensar o modelo que temos vindo a seguir. É aqui que reside a oportunidade de mudança de paradigma.

Já são muitas as empresas que apostam na chamada “economia verde”, ou seja, em formas de produção mais limpas e que respeitem o meio ambiente e espera-se que este tipo de economia venha a gerar inúmeros postos de trabalho.

As mudanças climáticas estão na ordem do dia mas finalmente existe a percepção de que as mesma terão custos associados. Assim, elencar medidas de protecção do meio ambiente é agora visto como um bom investimento.

No final do ano em Copenhaga vão ser discutidos os modos de actuação da chamada “economia verde”. Espera-se um novo protocolo que substituirá o de Quioto. Vamos ver para que lado pendem as forças, se para o lucro a qualquer preço ou para um futuro sustentável para todos.

A crise traz consigo os ventos e as sementes da mudança mas ainda é cedo para ver os frutos. Importa manter as coisas em perspectiva sem perder de vista os pequenos passos que estão já a ser dados.


Definição de Crise na Wikipédia "Oriunda do latim, o termo crise tem o mesmo sentido da palavra vento. Indica, um estágio de alternância, no qual uma vez transcorrido diferencia-se do que costumava ser. Não existe possibilidade de retorno aos antigos padrões."

2 comentários:

Luis Correia disse...

curiosamente estive ontem a almoçar com um velho amigo e em que a crise veio à conversa. como ele tem uma empresa de software, ele diz que felizmente só agora, no fim de julho deste ano é que as cobranças começaram a falhar.

mas o sentimento generalizado é que a crise já bateu no mais fundo que poderia chegar.
pessoalmente não estou convencido, pois tudo continua a girar em torno do petroleo.

aconselho a visualização de um documentário de excelente qualidade, chamado "Home, A Visual Portrayal Of Earth".

menos mediático que "A verdade inconveniente", este, sem qualquer tipo de gráficos ou demagogias, MOSTRA o que temos estado a fazer ao planeta nos últimos 150 anos.

recomendo mesmo.

Anônimo disse...

Excelente post.
Também esperop que esta crise não seja outra "oportunidade perdida".
PO