sexta-feira, 14 de maio de 2010

Avatar


Há já algum tempo que não vou ao cinema mas vi em DVD o “Avatar” de James Cameron. Um filme muito bem conseguido com imagens magnificas e que nos mostra um paralelismo bastante cru com a actual realidade no nosso planeta: a devastação sem piedade do mundo natural em prol de interesses meramente materiais. Tudo começa com o desejo de explorar os recursos naturais do planeta e acaba na guerra atroz contra os que habitam um lugar belíssimo e pacífico, e que vivem em plena comunhão com a mãe natureza. O filme inclui ainda um elemento místico importante a que é dado o nome de “Eywa”, uma energia universal que permeia e conecta todas as coisa, unindo e alimentando os Na’vi, habitantes de Pandora e todos os seres do reino animal, vegetal e mineral que partilham o mesmo equilíbrio ecológico.

Um filme que nos faz reflectir sobre a ganância desmedida e brutal, que origina a destruição da biodiversidade, dos ecossistemas e da profunda ligação à Terra ainda manifestada por alguns povos, que vivem sintonizados com os ritmos naturais.

Será assim tão difícil a Humanidade perceber que somos todos peças da mesma engrenagem e que tudo o que destruímos acaba virando-se contra nós com impacto redobrado? Que todos precisamos de nos conectarmos com a energia de “Eywa” e ouvir a voz da floresta no nosso coração?

Nenhum comentário: