terça-feira, 6 de maio de 2014

Utopia?




Actualmente, para sustentar o nosso estilo de vida, já precisamos de 1,5 planetas.  

É verdade que o planeta tem a sua capacidade de auto-regeneração, mas nós estamos a consumir mais e mais rapidamente do que a Terra consegue repor. O que consumimos num ano a Terra leva 18 meses a recuperar.  

Se considerarmos, hipoteticamente, que em Janeiro a Terra tinha 100% da sua capacidade de recursos disponível, com o actual ritmo de consumo, quando chegarmos a  Agosto já esgotámos os 100%. De Agosto a Dezembro estaremos a consumir além daquilo que a Terra nos pode dar. Se continuarmos a este ritmo, segundo projecções da “Global Footprint Network”, em 2050 iremos precisar de entre 3 a 5 planetas. 

Só um cego não veria que se impõe uma mudança radical dos nossos hábitos e estilo de vida. No final das contas temos apenas um planeta para nos sustentar, por isso, quando me dizem que eu sou utópica quando falo de uma mudança de paradigma; que sou utópica quando falo da necessidade de voltarmos a viver em pequenas comunidades auto-sustentáveis; que sou utópica quando digo que nos deveríamos libertar do jugo do dinheiro, apetece-me responder que utopia é acreditar que podemos continuar a aumentar os níveis de consumo e destruição do planeta, porque entretanto vão surgir mais 2 ou 3 planetas para alimentar o nosso consumo desenfreado.

Apetece-me responder que utopia é acreditar que nada precisa mudar e que não haverá consequências negativas das atrocidades que estamos a cometer contra o planeta e o meio-ambiente.

Uma mudança radical não é uma utopia, é uma necessidade! A menos que queiramos deixar para os nossos filhos um planeta assim:



Um comentário:

alf disse...

essas contas são muito complicadas... mas sem dúvida que há um consumismo parvo. Como as pessoas já não se divertem a fazer, nem sabem, compram...A mim moem-me a cabeça porque eu não compro...