De acordo com os investigadores da NASA, uma tempestade solar é algo que pode acontecer a qualquer momento. Actualmente o nosso Sol está muito sossegado. Quase como a calmaria que antecede a tempestade. Espera-se que a próxima atinja a maior intensidade registada nos últimos 50 anos. Esta previsão é da equipa liderada por Mausumi Dikpati do Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica (NCAR)
Há quem preveja que o máximo da actividade solar ocorrerá em 2012 mas há também quem diga que será mais cedo, ainda em 2010 ou 2011.
Seja como for, uma tempestade electromagnética de grandes proporções seria catastrófica, sobretudo para os países mais desenvolvidos e portanto mais dependentes da tecnologia: GPS, satélites, sistemas de navegação, circuitos eléctricos, centrais eléctricas, telemóveis, elevadores, redes de distribuição da água, tudo isto e muito mais seria terrivelmente afectado.
Uma das primeiras coisas a faltar seria a água nas torneiras (sem electricidade, as bombas que fazem chegar a água aos pisos mais altos deixariam de funcionar). Também os carros e os seu circuitos eléctricos ficariam K.O. afectando as redes de distribuição dos supermercados e as deslocações em geral. As comunicações seriam interrompidas, os sistemas de climatização ficariam danificados pondo em risco todos os que habitam em locais muito quentes ou muito frios, os hospitais deixariam de conseguir assegurar cuidados médicos essenciais, os sistemas informáticos dariam o berro gerando o caos nos serviços e nos mercados internacionais...enfim, seria certamente uma grande trapalhada para quem vive quase totalmente na dependência de sistemas eléctricos e tecnológicos.
O pior é que não poderemos fazer nada para impedir que aconteça ou para minimizar os danos causados. Resta-nos aguardar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário